6o ANO - EXERCÍCIOS TEORIAS DO SURGIMENTO DO SER HUMANO

 26/03/2021

EXERCÍCIOS

1. A teoria de Darwin foi uma explicação para o surgimento da espécie humana conhecida como:
a) Criacionismo.
b) Mitologia grega.
c) Zoroastrismo.
d) Evolucionismo.

2. O fóssil com aproximadamente 3,2 milhões de anos encontrado na região de Afar, na Etiópia, recebeu o nome:
a) Darwin.
b) Lucy.
c) Luzia.
d) Luna

3. Nome do livro escrito por Charles Darwin:
4. Principal fonte de estudo para o Criacionismo:
5. Principal fonte de estudo para o Evolucionismo:
6. O que defendia a teoria do Criacionismo?
7. Assistir o vídeo: Almanaque Piteco e Horácio 06 - Piteco em Arapucas e Armadilhas.
8. Fazer uma análise da história.
R:(10 linhas – resposta pessoal)



9. Fazer os exercícios do classroom (Aula 8,9,10,11,12) está em Atividades.

6o ANO - TEORIAS SOBRE A ORIGEM DO SER HUMANO.

 23/03/2021


TEORIAS SOBRE A ORIGEM DO SER HUMANO

CRIACIONISMO: defende que a vida e toda matéria existente são resultados da ação direta de um criador (Deus).
A perspectiva criacionista está presente em várias culturas e religiões: entre os hebreus, os egípcios, os persas, os gregos e os indígenas da América por exemplo.
Principal fonte de estudo: Bíblia, Alcorão, Escritos Sagrados.

EVOLUCIONISMO: teoria científica, criada por Charles Darwin. Defende que todos os seres vivos passam por modificações ao longo de gerações.
O cientista Charles Darwin apresentou essa teoria em seu livro “A Origem das Espécies” (1859), defendendo que todas as espécies passaram por processos de adaptação.
Principal fonte de estudo: estudos científicos.

ESTUDOS DOS FÓSSEIS: são restos ou vestígios de seres humanos, animais ou vegetais preservados em rochas ou debaixo da terra.
Segundo a Arqueologia, o fóssil mais antigo foi encontrado na África. Os pesquisadores batizaram de Lucy, trata-se de um fóssil do Australopithecus Afarensis de cerca 3,2 milhões de anos.
Atividade: (4a aula). Fazer os exercícios da Aula 8, 9, 10 no classroom.

7o ANO - REINOS AFRICANOS.

 23/03/2021

REINOS E IMPÉRIOS AFRICANOS

Os reinos africanos foram formados por Estados que envolviam diversos povos. Geralmente, eles eram constituídos através de conquistas de um povo sobre o outro.

No período que compreendeu a desagregação do Império Romano do Ocidente, importantes reinos africanos prosperavam, tais como Gana, Mali e Songai.

As informações disponíveis sobre eles são limitadas, em razão da falta de interesse em estudar a história africana, assim como à falta de fontes históricas escritas em um estado de conservação que possibilite uma análise minuciosa sobre o local e o período que se anseia pesquisar.

Pesquisar os seguintes Reinos ou Impérios Africanos.

1. Os Bantos (Bianca, Nicolly)

2. Reino de Mali (Alice, Amanda)

3. Congo(reino) (Ottavio, Andrey)

4. Gana(reino) (Ana Luisa e Isabella)

5. Império de Songai (Clara, Maria Aline)

6. Reino de Axum (Murilo, Lucas)

7. Império do Zimbábue (Emilly, Giulliane)

Pesquisar e salvar 2 imagens.

Pesquisar sobre: Política(10), Religião(10), Sociedade(10).

O texto deve ter no máximo 10 linhas cada item.

Testo: no caderno ou digitado no computador.


Tarefa: Fazer os exercícios 05 e 06 (Classroom).

6o ANO - HISTÓRIA E MEMÓRIA

 18/03/2021

HISTÓRIA E MEMÓRIA

MEMÓRIA: é a reconstrução do passado obedecendo a interesses específicos, levando em consideração o que um indivíduo ou um grupo entende sobre o passado.

MEMÓRIA pode ser individual(pessoa) quanto a coletiva(grupo social), é feita de lembranças e esquecimentos.

Recebe influências e sofre mudanças - pode criar heróis e igualmente vilões.

CRIAÇÃO DE UM HERÓI NACIONAL: Atendendo a um interesse político do Estado, Tiradentes tornou-se, através da construção de uma memória histórica, um herói nacional.

Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes, participou da Conjuração Mineira em 1789 e era pouco conhecido.
LUGARES DA MEMÓRIA: museus, praças históricas, lugares de visitação turística.
Cascavel: Praça Wilson Jofre, Praça do Migrante, Praça da Bíblia, Praça GetúlioVargas. Museu da Imagem e do Som.

7o ANO - TEXTO PARA AVALIAÇÃO 1

 LEIA O TEXTO

OS ASTECAS
Os astecas, ou mexicas são um povo originário da América do Norte. Chegaram ao Vale do México em 1325 e lá ergueram a cidade de Tenochtitlán. Os astecas se desenvolveram nas proximidades do Lago Texcoco, uma região úmida, ideal para diversas agriculturas. Tenochtitlán cresceu e os astecas formaram um império imenso composto de diversos povos. O Império Asteca não era uma unidade política, mas sim formado por povos com diferentes graus de subordinação. Alguns povos eram administrados por governantes astecas, outros só pagavam tributos, à força.
O Império Asteca apresentava uma sociedade complexa e estratificada. Havia várias divisões dentro de dois grupos sociais maiores: os pipiltins (nobres) e os Macehualtin (plebeus).
• O imperador era o chefe do exército.
• Nobreza: formada por sacerdotes e chefes militares.
• População: geralmente camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos.
• Havia também os tlacotins, eram os escravizados, prisioneiros de guerra ou por dívidas. Eram usados para inúmeras profissões, mas principalmente para sacrifícios humanos em rituais religiosos, para agradar os deuses e ter fartura nas colheitas.
Os astecas eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses. Algumas divindades estavam associadas a aspectos da natureza, como Tlaloc e Quetzalcoatl, e outros deuses estavam associados a funções específicas. Havia sacrifícios humanos aos deuses para proteção, fertilidade na agricultura e contra doenças.
Os astecas eram bons construtores, construíram cidades e enormes pirâmides que eram templos onde ocorriam os rituais religiosos. A sociedade asteca foi organizada em torno da agricultura do milho. As principais plantações, além do milho, eram feijões, abóboras, pimentões e amaranto.
Os astecas utilizavam um sistema de plantio chamado de chinampa, eram plataformas flutuantes nos rios ou áreas pantanosas, feitos de madeira e barro, onde eram plantadas várias culturas.

OS MAIAS
Os maias foram um povo pré-colombiano que habitou a região da Mesoamérica (atual México, Guatemala, Belize, etc.), Península de Yucatán, tiveram seu auge durante o período de 250 d.C. a 900 d.C, conhecido como Período Clássico. Esses povos foram denominados Maias porque compartilhavam a mesma língua, religião e calendário.
Politicamente, organizavam-se em cidades-estado autônomas, o que significa que os maias nunca formaram um império com fronteiras consolidadas e centralização política. Exemplos de cidades-estado importantes foram Tikal e Calakmul.
As cidades eram semelhantes, possuíam uma praça central, onde as construções importantes eram erguidas, como as pirâmides. As pirâmides funcionavam como lugar para rituais de sacrifício, toda população se reunia próximo aos templos, na praça central, para assistir aos rituais religiosos.
A sociedade maia era hierarquizada, assim, cada um com papéis e importâncias específicos. O maior grupo da sociedade maia eram os camponeses, responsáveis pela agricultura e pela produção de alimentos. Havia uma nobreza, responsável por cargos relacionados à administração das cidades e pelo sacerdócio religioso. Por fim, o rei autoridade máxima da cidade.
Os maias acreditavam que o mundo funcionava de maneira cíclica. Dessa forma, o fim de uma fase representava o início de outra fase distinta. Possuíam um sistema de calendário duplo, no qual havia um calendário solar (365 dias) Haab e um calendário sagrado religioso (260 dias) era conhecido como Tzolkin. A junção dos dois calendários criava um período cíclico que se estendia durante 52 anos. Esse sistema de calendário maia é bem semelhante ao sistema de calendário dos astecas. Em virtude desse complexo sistema de calendário, os maias também possuíam amplos conhecimentos em Astronomia.
A arte tinha como papel imortalizar os antepassados. A escrita, era simbolizada por um sistema de hieróglifos, que podiam representar objetos, animais, deuses e ideias eles eram esculpidos em quadrados de pedra. O Maias eram politeístas e acreditavam que tudo que acontecia nas cidades tinha influência dos deuses. Os maias acreditavam na importância dos sacrifícios humanos, portanto, diversos sacrifícios eram realizados como forma de manter os deuses satisfeitos e o Universo em funcionamento.

Orientações

 Olá

Vejam algumas orientações para melhor aproveitar o seu tempo de estudo.


6o ANO - Texto para Avaliação

 12/03/2021

#cuidem-se
Avaliação 1.
Conteúdos: Introdução ao Estudo da História e Fontes Históricas (Tempo Histórico).
- Vai ser por formulário (preencher e enviar).
- Clicar em Ver Pontuação(total 100 pontos).
- A AV 1 vai ficar aberta até dia 23/03.
- Não fez a AV 1, aguardar a AV 2 (Recuperação).
AV 1:98 AV2(Rec): 30
AV 3: 79 AV 4 (rec): 96
98+96= 194/2: 97

Obs: O texto para estudo estará no mural do classroom e no blog: historia600.blogspot.com.

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA HISTÓRIA


O QUE A HISTÓRIA ESTUDA

A História estuda: o processo de mudanças ocorridas nas sociedades, que incluem as transformações no campo da comunicação, da alimentação, da construção de moradias, entre outras, e também as permanências, ou seja, aquilo que, mesmo com o passar dos anos, não mudou ou mudou pouco, como por exemplo, as construções que são preservadas.

O TEMPO CRONOLÓGICO

O tempo cronológico criado pelos seres humanos é o resultado de uma convenção, de um acordo entre eles. Porém, os historiadores não se interessam apenas em situar os acontecimentos no tempo.

O TEMPO MECÂNICO E O DA NATUREZA

O tempo mecânico é o tempo do relógio, de pulso, da parede, do digital do celular. Ele cronometra pontualmente o tempo da hora, do minuto, do segundo. E existe o tempo da natureza, medido pelas tarefas dos trabalhadores do campo, pelo despertador galo na madrugada, o horário de ordenhar a vaca de manhã, pelo sol, pelas plantas, pela natureza!

O TEMPO HISTÓRICO

Os historiadores interessam-se também pelas mudanças e permanências que ocorreram nas sociedades humanas ao longo do tempo. O tempo relacionado às mudanças e permanências na trajetória dos seres humanos na Terra é chamado de tempo histórico.

O CALENDÁRIO CRISTÃO

O calendário cristão é o mais usado no Brasil. Contamos o tempo a partir do nascimento de Jesus Cristo. Para nós, portanto, há os fatos ocorridos antes e depois de Cristo nascer. No caso dos acontecimentos anteriores ao nascimento de Cristo, ao lado dadata colocamos a abreviatura a.C. Um exemplo: os seres humanos aprenderam a produzir o fogo por volta de 10000 a.C.

CALENDÁRIOS JUDAICO E ISLÂMICO

Os judeus, por exemplo, começam a contar o tempo a partir da criação do mundo. Para eles, isso se deu no ano 3760 antes de Cristo, com base na passagem bíblica judaico-cristã do livro de Gênesis no Antigo Testamento. Já os muçulmanos contamo tempo a partir da ida do fundador da sua religião, Maomé, da cidade de Meca para Medina (na atual Arábia Saudita). Esse fato ocorreu no ano 622 depois de Cristo.


FONTES HISTÓRICAS

O historiador é um investigador de fontes históricas. As fontes históricas encontradas por eles, são como pistas deixadas para revelar os acontecimentos. Através da investigação das fontes se reconstrói e reconta a história das vitórias dos reis, das injustiças como os grupos minoritários, das guerras perdidas etc.

As fontes históricas podem ser:

Fontes escritas: são aquelas obtidas através de: cartas documentos, registros, livros, jornais, revistas etc.;

Fontes orais: são aquelas obtidas através de entrevistas, gravações, relatos passados por gerações.

As fontes históricas escritas nos revelam lembranças da família, fatos relevantes, o que as pessoas sentiram e viveram. As fontes históricas orais são aquelas obtidas através de: entrevistas, gravações, relatos passados por gerações. As fontes históricas também podem ser materiais ou imateriais.

As fontes materiais são aquelas que tem um material palpável podem ser documentos escritos e também podem ser vídeos, fotografias, roupas, objetos, pinturas, etc. As fontes materiais nos revelam como o ser humano: produz, trabalha, se veste, se alimenta, como o ser humano pensa.

As fontes imateriais nos revelam como os homens, ao longo da história, dão significado às suas tradições, à sua fé, às suas celebrações etc. Exemplos de fontes imateriais: o Fandango no litoral paranaense (animada por músicos que tocam instrumentos construídos por eles e cantam versos), o barreado (prato típico do litoral paranaense), entre outras.




7o ANO - Os Maias.

 11/03/2021

#proteja-se

Dia 18/03 – Avaliação 1

Conteúdos

-Astecas

-Maias

Vai ser por formulário(preencher e enviar).

Material para leitura e estudo. Vai ser postado junto com o formulário e no mural da turma.

Obs: A Avaliação 1 ficará disponível de terça-feira (18/03) até terça-feira(23/03).

Caso não faça a Av 1. Deverá fazer a Av 2 (Recuperação).


OS MAIAS

- Localização Geográfica

- Sociedade

- Religião

- Economia

- Cultura

- Localização Geográfica: região da Mesoamérica (Atual México, Guatemala, Belize) Península do Yucatán.

- Sociedade: composta por vários povos que compartilhavam a mesma língua, religião e escrita.

Organizavam-se em cidades-estado, autônomas.

3a Aula – fazer a leitura do material e pesquisar mais sobre os maias (vídeo, texto, imagens, animações, jogos).

6o Ano - Fontes Materiais e Imateriais.

 11/03/2021

Fontes Materiais e Imateriais
Quando falamos de Fontes Materiais, estamos falando de vestígios concretos produzidos por mãos humanas, como textos, pinturas, fotos, filmes, roupas, construções etc.
No caso das Fontes Imateriais, estamos falando diretamente de testemunhos obtidos de pessoas que viveram certo acontecimento histórico ou mesmo de lendas e histórias que são parte da cultura oral de um povo.

“A História que mais me interessa é a que procura analisar o que ocorreu em vez de simplesmente descobrir o que aconteceu.”
Eric Hobsbawn (1917-2012).

Tarefa: Ler os conteúdos para a Avaliação 1. Introdução ao Estudo da História, Fontes Históricas. (Vídeo).

6o Ano - Fontes Histórica e Avaliação

 09/03/2021


Dia 16/03/2021 – Avaliação 1
Valor: 100 pontos
Vai ser por preenchimento de formulário e enviar.
Conteúdo: Introdução ao Estudo da História e Fontes Históricas.
Do dia 16/03(terça-feira) até o dia 19/03(sexta-feira) vai ficar aberto a AV 1.
Não fez a AV 1. Vai fazer a AV 2 (recuperação da AV 1).

FONTES HISTÓRICAS
Tipos de Fontes: Escritas, Orais, Materiais.

Video: “O Tempo: cada cultura/sociedade tem um jeito de lidar com o tempo”
- Anotar as informações que vocês acharem importantes.


7o Ano - Os Maias e Avaliação

 09/03/2021


Dia 16/03 – Avaliação 1.
Conteúdos
-Astecas
-Maias
Vai ser por formulário(preencher e enviar).
Material para leitura e estudo. Vai ser postado junto com o formulário e no mural da turma.

Obs: A Avaliação 1 ficará disponível de terça-feira (16/03) até sexta-feira(19/03)
Caso não faça a Av 1. Deverá fazer a Av 2 (Recuperação)

OS MAIAS
- Localização Geográfica
- Sociedade
- Religião
- Economia
- Cultura

- Localização Geográfica: região da Mesoamérica (Atual México, Guatemala, Belize) Península do Yucatán.

- Sociedade: composta por vários povos que compartilhavam a mesma língua, religião e escrita.
Organizavam-se em cidades-estado, autônomas.

2a Aula – fazer a leitura do material e pesquisar mais sobre os maias (vídeo, texto, imagens, animações, jogos).09/03/2021

Dia 16/03 – Avaliação 1.
Conteúdos
-Astecas
-Maias
Vai ser por formulário(preencher e enviar).
Material para leitura e estudo. Vai ser postado junto com o formulário e no mural da turma.

Obs: A Avaliação 1 ficará disponível de terça-feira (16/03) até sexta-feira(19/03)
Caso não faça a Av 1. Deverá fazer a Av 2 (Recuperação)

OS MAIAS
- Localização Geográfica
- Sociedade
- Religião
- Economia
- Cultura

- Localização Geográfica: região da Mesoamérica (Atual México, Guatemala, Belize) Península do Yucatán.

- Sociedade: composta por vários povos que compartilhavam a mesma língua, religião e escrita.
Organizavam-se em cidades-estado, autônomas.

2a Aula – fazer a leitura do material e pesquisar mais sobre os maias (vídeo, texto, imagens, animações, jogos).

Link sobre os Astecas

Link sobre os Maias

6o Ano - ESTUDO DA HISTÓRIA

02/03/2021

HISTÓRIA

Prof Mario Czerechowicz

Orientações:

- Presença nas aulas será pela participação no horário de aula.

- Terça (3a e 4a aula) Quinta (2a aula).

- Serão feitas 4 trabalhos de avaliação.

- Para a nota trimestral somar as duas maiores e dividir por dois.

- Os trabalhos serão por meio de formulário.

- Sempre marcar como concluído.

Tempo Cronológico: os acontecimentos podem estudados a partir de datas, anos, ou séculos.

Serve para que possamos nos situar no estudo da História.

TEMPO HISTÓRICO: O tempo relacionado às mudanças e permanências na trajetória dos seres humanos na Terra é chamado de tempo histórico.

Contagem do Tempo: Calendário é um exemplo de contagem do tempo. Fases da Lua, Estações do Ano.

Contagem do Tempo: Anos, Décadas, Séculos, Milênios.

A pré-história é estudada em dois grandes períodos:

    • Idade da Pedra: surgimento dos primeiros hominídeos(10.000 a.C)

    • Idade dos Metais: início da fabricação de objetos com metal (5.000 a.C. até 3.500 a.C)

a.C – contagem do tempo decrescente.

d.C – contagem do tempo crescente. 

7o Ano C - Os Astecas.

 02/03/2021

HISTÓRIA – Prof. Mario Czerechowicz

Poema

“Pessoas são Diferentes”

Ruth Rocha

São duas crianças lindas

Mas são muito diferentes!

Uma é toda desdentada,

A outra é cheia de dentes…

Uma anda descabelada,

A outra é cheia de pentes!

Uma delas usa óculos,

E a outra só usa lentes.


Uma gosta de gelados,

A outra gosta de quentes.

Uma tem cabelos longos,

A outra corta eles rentes.

Não queira que sejam iguais,

Aliás, nem mesmo tentes!

São duas crianças lindas,

Mas são muito diferentes!


Orientações.

- Presença pela participação nas aulas.

- Serão realizados 4 trabalhos de Avaliação.

- Média do trimestre – somar as duas maiores notas e dividir por dois.

- Os trabalhos serão em forma de formulário.

- Após o envio marcar como concluída.


Civilização Ameríndia

- Astecas

- Maias

- Incas


ASTECAS

- Organização social, política, comercial, cultural e religiosa.

Ler sobre:

- Localização geográfica.

- Conceito de Império (Asteca).

- Organização da Sociedade.

- Religião.

- Agricultura.

- Comércio.

Clique para acessar a apresentação completa.

OS ASTECAS